No momento atual, em que vivemos com questões de intolerância e agressividade nas palavras, praticar a gentileza é uma forma de combater esse tipo de postura e de atitude: um sorriso afável e palavras de carinho e atenção, neutralizam qualquer ato de violência.
Visto que a gentileza é o ato de ser gentil e amável com as pessoas, tornando os relacionamentos mais humanos, pode-se dizer que quando a gentileza é praticada, existe um contágio no qual as pessoas que recebem esse tipo de tratamento sentem-se na obrigação de retribui-la, gerando uma parceria de ganha-ganha e propagando o bem-estar.
Podemos praticar a gentileza no nosso dia-a-dia, nas atitudes pessoal e profissional. Se considerássemos a gentileza no mercado de trabalho e com foco no atendimento ao cliente, poderíamos afirmar que o ato de ser gentil com as pessoas gera uma conexão feliz, confiável e respeitosa com o cliente, podendo evitar conflitos, facilitando negociações, transformando humor daqueles clientes considerados mais difíceis.
Assim, ser gentil com o cliente pode ser traduzido nestas pequenas ações:
- Seja cordial e simpático, tratando todos os clientes com respeito e educação.
- Cumprimente as pessoas com sorriso: bom dia, boa tarde ou boa noite.
- Use a empatia: coloque-se no lugar do cliente.
- Atenda seu cliente com agilidade e interesse em todos os canais de contato (e-mail, telefone, pessoalmente, redes sociais, bate-papo online).
- Ofereça soluções, disponibilize ajuda e procure atender a necessidade e expectativa do cliente com atenção.
- Seja ético.
- Tenha atitudes positivas e um sorriso no rosto.
- Contribua para um ambiente de trabalho saudável, com trabalho em equipe e comprometimento.
- Se alguém estiver falando com você, seja atencioso: não olhe para o celular ou fique fazendo outra coisa.
- Seja grato. A gratidão faz com que nos sintamos reconhecidos e valorizados.
Neste sentido, lançamos o questionamento a vocês: que tal colocar as ações em prática e promover as mudanças a fim de ter um ambiente de trabalho mais feliz e saudável, proporcionando um atendimento de qualidade?